PROJETO ATLAS AMBIENTAL DE DIADEMA

O projeto Atlas Ambiental do Município de Diadema é promovido pelo Departamento de Ciências Ambientais do Campus de Diadema em colaboração com a Prefeitura Municipal de Diadema. Tem como objetivo possibilitar o acesso às informações geoespaciais de dados socioambientais, objetivando reunir o estado da arte do conhecimento que descreve e explica as dinâmicas do meio natural, construído, humano/social e político do município. O sistema de informação geográfica (SIG) será a metodologia norteadora do projeto, através da utilização de softwares e programas computacionais, acompanhados de sistemas de gerenciamento de banco de dados espacias, que permitam o armazenamento, a análise, a manipulação e a edição de dados geográficos, associados a metodologias de representação e identidade visual. O projeto envolve uma equipe multidisciplinar entre docentes, alunos e técnicos da Universidade Federal de São Paulo Campus Diadema e funcionários e técnicos da Prefeitura Municipal de Diadema. Os recursos humanos envolvem profissionais entre docentes, alunos de graduação e de pós-graduação, técnicos, do campus Diadema, incluindo os da secretarias municipais, envolvidos no projeto. A reunião de todos os dados levantados, serão organizados em um livro impresso (Atlas) e também em meio digital, abrangendo o conjunto das temáticas dos sistemas natural, construído e socioambiental. Todos os dados e informações geoespaciais alimentarão um banco de dados para o observatório da Cidade de Diadema, incluindo a participação cidadã. Além disso, a obra unirá conhecimento, arte e o papel social da Universidade Pública, acesso à informação de qualidade, oficial e transparente, contribuindo para tomadas de decisões na gestão pública.

atlas texFonte: Revista EntreTeses, Edição 11

atlas tex.jpg2Fonte: Revista EntreTeses, Edição 11

atlas diademaFonte: www.diadema.sp.gov.br/noticias/23908-diadema-prepara-atlas-ambiental

Coordenação Responsável: Ana Luisa Vietti Bitencourt
Contato: ana.bitencourt@unifesp.br

FEEDBACKS E INFORMAÇÕES SOBRE O PROJETO:

O Programa atingiu em média 1.000 pessoas da comunidade externa, tendo uma estimativa de participação 61 professores de escola pública, 12.000 pessoas em situação de vulnerabilidade social. Da comunidade Unifesp teve participação de muitos estudantes de graduação, alguns estudantes de pós, equipe de docentes e também alguns técnicos em assuntos estudantis.

''Estruturação dos capítulos para o livro Atlas Ambiental de Diadema, com 5 capítulos e 22 temáticas envolovidas. Participação do Congressoa Acadêmico Unifesp, com apresentação de 5 trabalhos do Projeto Atlas Ambiental. Realização do primeiro  Webnário do projeto com o tema: Educação Ambiental e participação do 4th Klimapolis Workshop on 6 December themed ''Real-World Laboratories'' com a apresentação do projeto Atlas Ambiental de Diadema.''