PROJETO ATLAS AMBIENTAL DE DIADEMA

O projeto Atlas Ambiental do Município de Diadema é promovido pelo Departamento de Ciências Ambientais do Campus de Diadema em colaboração com a Prefeitura Municipal de Diadema. Tem como objetivo possibilitar o acesso às informações geoespaciais de dados socioambientais, objetivando reunir o estado da arte do conhecimento que descreve e explica as dinâmicas do meio natural, construído, humano/social e político do município. O sistema de informação geográfica (SIG) será a metodologia norteadora do projeto, através da utilização de softwares e programas computacionais, acompanhados de sistemas de gerenciamento de banco de dados espacias, que permitam o armazenamento, a análise, a manipulação e a edição de dados geográficos, associados a metodologias de representação e identidade visual. O projeto envolve uma equipe multidisciplinar entre docentes, alunos e técnicos da Universidade Federal de São Paulo Campus Diadema e funcionários e técnicos da Prefeitura Municipal de Diadema. Os recursos humanos envolvem profissionais entre docentes, alunos de graduação e de pós-graduação, técnicos, do campus Diadema, incluindo os da secretarias municipais, envolvidos no projeto. A reunião de todos os dados levantados, serão organizados em um livro impresso (Atlas) e também em meio digital, abrangendo o conjunto das temáticas dos sistemas natural, construído e socioambiental. Todos os dados e informações geoespaciais alimentarão um banco de dados para o observatório da Cidade de Diadema, incluindo a participação cidadã. Além disso, a obra unirá conhecimento, arte e o papel social da Universidade Pública, acesso à informação de qualidade, oficial e transparente, contribuindo para tomadas de decisões na gestão pública.

atlas texFonte: Revista EntreTeses, Edição 11

atlas tex.jpg2Fonte: Revista EntreTeses, Edição 11

atlas diademaFonte: www.diadema.sp.gov.br/noticias/23908-diadema-prepara-atlas-ambiental