Programa Articul@ções

O Articul@ções - Pesquisas e Práticas na Educação Básica e Ensino Superior iniciou-se como um programa de extensão da Universidade Federal de São Paulo - campus Diadema em 2017 e um grupo de pesquisa luso-brasileiro Articul@ções composto por investigadores brasileiros (UNIFESP) e portugueses (Universidade de Aveiro/UA e Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro/UTAD) , tendo entrado novos pesquisadores de outras universidades brasileiras (Universidade Estadual do Rio de Janeiro/UERJ e Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca/ CEFET-RJ e PUC-Minas).

Constituiu-se um programa - conjunto articulado de projetos e ações de extensão, de caráter multidisciplinar (por exemplo, no projeto dos cursinhos preparatórios populares para cursos superiores e técnico-profissionais) e interdisciplinar (por exemplo, nos eventos de divulgação dos cursos do ensino técnico e superior na rede pública) e integrado às atividades de pesquisa (por exemplo, produção de conhecimento nos projetos de extensão) e de ensino (por exemplo, nas atividades formativas - palestras e cursos que serão devidamente certificadas).

Os objetivos específicos de cada projeto de extensão são:

1. Projeto articula eventos: promover eventos colaborativos que valorizem e potenciem o contributo interinstitucional (universidade, escolas públicas e privadas, entidades sociais e gestão pública educacional e da saúde) na melhoria da Educação e Saúde;

2. Projeto articula escolas: dinamizar projetos voltados ao estabelecimento de redes entre as escolas/serviços de saúde e as parcerias das escolas com as universidades;

3. Projeto articula formação: desenvolver competências científicas e investigativas nos professores, profissionais dos serviços de saúde e gestores das instituições parceiras das universidades;

4. Projeto articula cursinhos: gerir de forma colaborativa os cursinhos preparatórios para o ensino superior, ensino técnico-profissional, ENEM e SARESP assentes na parceria universidade-escolas com partilha de saberes e recursos (humanos, financeiros e materiais didáticos).

O Programa também acabou se envolvendo e construindo importantes parcerias com instituições e entidades do município:

- Escolas públicas do ensino infantil, fundamental e médio (Escola Municipal Luiz Gonzaga, Escola Municipal Santo Dias, Escola Municipal Anita Malfatti, Escola Estadual de Diadema, Escola Estadual Nicéia, Escola Estadual José Marcato, entre outros);
- Escola Técnica e Profissional- Senai Manuel Garcia Filho;- Entidades representativas de classes e dos movimentos sociais (APEOESP, ADUNIFESP, Emancipa, Rede Juventude Diadema Ativa, Espaço Cultural Coletivo 217, entre outros);
- Secretaria Municipal de Educação de Diadema.

Coordenação: Eliane De Souza Cruz
Contato: ecruznovo@gmail.com

O programa atingiu um impacto social com entrada dos vestibulandos no ensino superior e valorização dos cursinhos populares, alfabetização tecnológica, formação Continuada de Professores da Escola Básica através do desenvolvimento Profissional (utilização da sala de aula invertida com momentos síncronos e assíncronos), articulação das práticas com pesquisa, aproximação da UNIFESP aos escolas/serviços, poder público e sociedade, e construção de conhecimento (publicação e participação em congressos).

O Programa atingiu em média 2.500 pessoas da comunidade externa, tendo uma estimativa de participação de 21 idosos, 261 professores de escola público, 1314 estudantes de escolas públicas, 49 professores de escolas privadas, 426 estudantes de escolas privadas, 192 pessoas em situação de vulnerabilidade social. Da comunidade Unifesp teve participação de muitos estudantes de graduação, alguns estudantes de pós, equipe de docentes e também alguns técnicos em assuntos estudantis.

Acesse as redes sociais do programa:
www.facebook.com/ProgramaArticulacoes/

Instagram: @articula_unifesp