Campus Diadema • Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas
Câmara de Extensão Diadema

O Campus Diadema recebeu o espetáculo Musical: Pompéia - Vila Mariana

O espetáculo musical "Pompéia-Vila Mariana" foi apresentado nesta Quarta, 08/03/23 no Anfiteatro do Prédio de Vidro para toda a comunidade de Diadema.

"O show foi financiado pelo PROAC Expresso LAB de 2020, fez uma temporada on-line e agora, depois do relativo sucesso e do retorno positivo da temporada, pretendemos viabilizar sua circulação por algumas cidades do estado de São Paulo. O circuito escolhido foi o dos Campi da UNIFESP (Vila Clementino, Pimentas, Osasco e Diadema), onde Eliseu Paranhos (o autor e diretor do show) foi professor durante 6 anos e entidade com a qual mantém laços. 

A ideia é alcançar o público universitário e os entornos, notadamente dos Campi de Osasco, Guarulhos e Diadema, próximos demais de São Paulo para serem pouco contemplados com cultura "in-loco" e distantes o suficiente para serem parcialmente "esquecidos"."

 

Sobre a peça:

Pompéia-Vila Mariana é um show com 11 canções que, em conjunto, contam uma história. Foi francamente inspirado em trabalhos de Lou Reed e David Bowie. A vontade de homenageá-los não é recente, mas ganhou novos contornos com a abertura dos editais emergenciais PROAC Lab 2020. 

No show com temática LGBTQIA+, o narrador conta a história de como conheceu Ronie, um garçom que aspira ser músico, como se apaixonaram, viveram dias intensos entre festas, álcool e drogas, e de como Ronie desaparece de sua vida, imerso em melancolia e dor. O micro cosmo romântico (a relação de amor entre dois homens) com fim trágico, ecoa no macro.
Se o Brasil, com suas relações socioeconômicas colonialistas, dificulta a ascensão social de um homem da classe operária, tudo fica pior num momento em que o país amplia suas desigualdades graças ao caos político e econômico em que nos metemos. O particular e o coletivo se misturam nas letras das canções que constroem o novelo narrativo desse drama urbano repleto de frustração e impotência. 

O show tem um clima de filme "noir", pouca luz, muita bebida e fumaça, e tem inspiração nos antigos “álbuns conceituais”, com um enredo cujo ápice se dá com o suicídio por enforcamento de seu protagonista oculto.
Apesar da teatralidade, não há um único texto fora das canções que compõem o show musical. 


Confira fotos da apresentação:

        Design sem nome (6).png2.png3.png4.png5.png6.png7.pngDesign sem nome (7).png9.png10.png

 

Assista ao espetáculo online: 

https://www.youtube.com/watch?v=36rQDAOViBE&t=876s

© 2013 - 2024  Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

Câmara de Extensão e Cultura • Campus Diadema

Funcionamento presencial somente às quartas. Remoto no restante dos dias.
Avenida Conceição, 515 - 2° Andar - Em frente à Sala 28 - Centro, Diadema - SP
Telefone: (11) 4044-0500 - Ramal 3465