Campus Diadema • Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas
Câmara de Extensão Diadema

Introdução à Programação, Automação e Empreendedorismo

Introdução à Programação, Automação e Empreendedorismo

O âmbito do projeto é fornecer uma introdução à programação usando Python, conceitos de Eletrônica e automação usando Arduino e uma breve introdução ao Empreendedorismo. Para isso esse projeto consta com :
1) Um curso EAD para desenvolvimento do material.
2) Formação de material para as redes sociais permitindo a introdução ao temas, tornando o caracter da proposta permanente, como um canal com material semanal,
3) Oferecimento de suporte às dúvidas, tanto das aulas quanto dos códigos dos interessados dentro de uma comunidade virtual.
A linguagem de programação Python tem uma curva de aprendizagem suave, é um Software Livre e está disponivel em uma vasta gama de plataformas, sendo acessível à comunidade em geral sem custos. A variedade de pacotes para várias aplicações para esta linguagem de programação é ampla permitindo  várias aplicações.
A plataforma utilizada para a parte de Automação será o  Arduino, de código livre, baseada em uma simples placa microcontroladora com pinos de entrada e saída digital. Devido à sua filosofia de sofware livre, cada professor pode ter acesso à variado desenhos ou mesmo confeccionar sua própria placa controladora. Ainda existe uma grande variedade de exemplos e uma vasta comunidade trabalhando com esta mesma plataforma.
Iremos incluir principalmente alunos do ensino médio na proposta, almejando os usos ativos das tecnologias para a transformação da sua própria realidade.

Esta proposta visa promover a extensão, aberta à participação da população (principalmente de forma ativa, por meio de fóruns e trocas de experiências nis cursos), visando à difusão das conquistas e benefícios do estudo  tecnológico gerado na  instituição, permitindo uma troca de saberes.
Esperamos com esta proposta capacitar jovens e adolescentes, fomentar o espírito empreendedor de parte do  público alvo (alunos do ensino médio), permitir a atualização profissional de professores dentro da "cultura maker" e talvez a inserção de alguns dos participantes  no mercado de trabalho.

COORDENADOR: Marco André Ferreira Dias
Contato: marco.dias@unifesp.br

Frase Motivacional Escrita Caligráfica Amarelo Instagram Post.jpg

© 2013 - 2024  Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

Câmara de Extensão e Cultura • Campus Diadema

Funcionamento presencial somente às quartas. Remoto no restante dos dias.
Avenida Conceição, 515 - 2° Andar - Em frente à Sala 28 - Centro, Diadema - SP
Telefone: (11) 4044-0500 - Ramal 3465