FitoSaúde: Plataforma de Divulgação Científica sobre Plantas Medicinais, Fitoterápicos e Fitoterapia Racional.

Este projeto visa a construção de uma plataforma multimeios para a divulgação científica sobre Plantas medicinais, Fitoterápicos e a Fitoterapia Racional, através da construção de perfis em redes sociais como Facebook, Instagram, além de canal no Youtube, assim como a realização de webnários e palestras presenciais para a população em geral e cursos de capacitação para profissionais de saúde do mercado e alunos de graduação em Farmácia da Unifesp, com o intuito de divulgar, atualizar e/ou capacitar adequamente a população sobre o uso correto de plantas medicinais e fitoterápicos, conforme preconizado pelas normativas, compêndios e outras publicações reconhecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e Organização Mundial de Saúde.

Os objetivos específicos deste projeto incluem:
- Realizar atividades que estimulem a reflexão sobre hábitos de consumo e aumento da consciência alimentar entre os participantes do projeto;
- Realizar atividades que permitam aos participantes do projeto reconhecer os alimentos mais benéficos e aqueles que fazem mal à saúde;
- Apresentar as vantagens da implantação de hortas, com introdução de alimentos para complementação e variedade da dieta alimentar; e
- Orientar a implantação e o manejo das hortas implantadas.

METODOLOGIA:
Construção de uma plataforma multimeios para a divulgação científica sobre Plantas medicinais, Fitoterápicos e a Fitoterapia Racional, através da construção de perfis em redes sociais como Facebook, Instagram, além de canal no Youtube com total possibilidade de interação entre sociedade e academia através de trocas de mensagens eletrônicas (chat, e-mail) e fóruns de discussão, assim como a realização de webnários (mensais, previsão de atendimento a 1000 participantes por ano) e palestras presenciais (semestrais, com duas turmas de 50 participantes cada) para a população em geral e cursos de capacitação de forma presencial (previsão  de duas turmas de 50 alunos cada, no mínimo) e remota (caso demandado pelas secretarias municipais de saúde da Grande São Paulo, para profissionais de saúde das áreas de Farmácia, Enfermagem, Nutrição, Medicina, Fisioterapia e Odontologia, assim como serão ofertadas duas turmas com 50 vagas cada para capacitação e atualização em Fitoterapia Racional para os alunos do curso de Farmácia da Unifesp, assim como aos outros cursos da área da saúde da instituição, com o intuito de divulgar, atualizar e/ou capacitar adequadamente a população sobre o uso correto de plantas medicinais e fitoterápicos e possíveis interações medicamentosas envolvendo plantas medicinais e fitoterápicos, conforme preconizado pelas normativas, compêndios e outras publicações reconhecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e Organização Mundial de Saúde. Os materiais serão preparados pelos docentes das unidades curriculares (UC´s) de Farmacognosia, Práticas em Farmacognosia e Tecnologia Fitofarmacêutica do curso de Farmácia da Unifesp, contando também com a valiosa contribuição dos discentes destas disciplinas, com vistas também a contribuir com a curricularização das ações de extensão no Curso de Graduação em Farmácia da Unifesp.

Coordenação: LUIZ ELIDIO GREGORIO
Contato: legregorio@unifesp.br