Compreendendo a físico-química

Projeto UNIFESP DIADEMA!

Este projeto de extensão elege o desenvolvimento e disseminação, via ambientes virtuais, de conteúdos personalizados (crítico ou desmistificado) afeitos à físico-química. Prevê-se que, no âmbito da curricularização da extensão, discentes das UCs da área da físico-química, sob orientação do correspondente docente, desenvolvam conteúdo multimídia relativo a tópicos selecionados da ementa e o disponibilizem nas principais plataformas sociais tais como Youtube, Instagram e Facebook. Um portal online será criado e unificará o acesso a essas redes sociais. De modo a garantir amplo alcance, os conteúdos serão desenvolvidos em 3 níveis de aprofundamento. Ainda, preconiza-se o engajamento desses discentes como editores em plataformas de compartilhamento de conhecimentos, do tipo pergunta & resposta, tais como Brainly, Quora e Answers. A revisão, bem como a inclusão de novos verbetes, concernentes à físico-química, na Wikipedia Brasil são também previstas. Anseia-se que o público-alvo do projeto sejam estudantes do ensino médio, da graduação (de outras instituições de ensino superior), profissionais do mercado de trabalho e outros interessados sem formação formal. A interação dialógica (troca de saberes) dar-se-á, principalmente, através da consideração meticulosa dos comentários (feedback) deixados pelos usuários das plataformas online utilizadas. No portal também haverá um canal de comunicação que permitirá uma interlocução não dirigida (livre) com os participantes externos do projeto. O desenvolvimento do projeto certamente impactará salutarmente a formação dos discentes de graduação do Curso de Química - dado o papel de relevo que lhes é reservado nessa proposta. A proposta também reúne características que permitem a interdisciplinaridade, bem como a confluência entre pesquisa, ensino e extensão.
Com respeito ao modo estimulado, os discentes matriculados nas UCs supracitadas, escrutinarão as plataformas de perguntas & respostas identificando as postagens concernentes à ementa da UC que necessitem de resposta ou revisão. As soluções serão revisadas pelo docente antes da publicação.
Com respeito ao modo direcionado os discentes, dentro da carga horária curricularizada, confeccionarão vídeos sobre temas selecionados que serão, então, divulgados nas plataformas online. De modo a atingir um amplo espectro de interessados, cada tópico será abordado em três níveis de profundidade.
Um portal Institucional também será criado, o qual integrará o acesso a todas as plataformas contempladas.
Deve ser destacado que a maior parte das UCs supracitadas são oferecidas em semestres sucessivos ao Curso de Química e, então, ao Curso de Química Industrial assegurando, assim, o desenvolvimento do projeto de forma ininterrupta ao longo do ano.
Embora o desenvolvimento do projeto seja contínuo ao longo do ano, o oferecimento semestral das UCs impõe características particulares ao seu cronograma de atividades. Para que os discentes tenham uma experiência conclusiva da Extensão o cronograma de atividades é elaborado de forma que as ações do primeiro semestre sejam as mesmas no segundo, diferindo pelo conteúdo abordado. Assim, para cada semestre, propõe-se o seguinte cronograma de atividades:
1º trimestre: Os discentes escrutinam as plataformas Brainly, Quora e Answers e identificam questões afeitas à ementa da UC que necessitam de revisão ou resposta. As soluções são confeccionadas por grupos de discentes e, então, verificadas pelo docente antes da publicação.
2º Trimestre: Cada grupo de discente seleciona, dentre os sugeridos pelo docente, temas sobre os quais serão confeccionados materiais multimídia. Uma vez elaborados e revisados, estes materiais são, então, publicizados.

Com o desenvolvimento desse projeto anseia-se oportunizar uma relação dialógica (troca de saberes) com a comunidade externa à Unifesp alicerçada no domínio da físico-química. O projeto prevê a participação de 10 docentes da área de Físico-química do DQ/Unifesp e um número aproximado de 400 discentes de graduação da Unifesp ao longo de um ano de atividades.
Anseia-se que se beneficiem desse empenho discentes do ensino médio, da graduação (de outras universidades), profissionais incorporados no mercado de trabalho dentre demais interessados.
Espera-se que o desenvolvimento do projeto concorra (impacte) proficuamente para a formação dos discentes dos Cursos de Química e Química Industrial da Unifesp.
As experiências auferidas com o desenvolvimento do projeto serão apresentadas no Congresso Acadêmico da Unifesp.

Coordenação: FABRICIO RONIL SENSATO
Contato: fabricio.sensato@unifesp.br