Ciência e Cientistas brasileiros na escola

PROJETO Ciência e Cientistas brasileiros na escola

Apesar da grande produção científica brasileira, estudos tem mostrado que os jovens brasileiros em idade escolar não conhecem a ciência produzida no país. A pesquisa "O que os jovens brasileiros pensam da ciência e da tecnologia", realizada com mais de 2000 jovens, revelou que 93% deles não se lembram do nome de algum cientista brasileiro e que apenas 12% conseguem citar o nome de uma instituição que se dedique a fazer pesquisa científica no país (MASSARANI et al., 2019). Diante deste cenário, observamos a necessidade de compreender como a ciência brasileira pode se aproximar da educação básica, com o intuito não apenas de fomentar a divulgação científica, mas também de valorizar a sua importância para a sociedade e para os jovens, que poderão aprender sobre os modos como ocorrem o empreendimento científico, e sobre os brasileiros e brasileiras que se dedicam à ciência. Para isso, este projeto de extensão pretende, através de uma abordagem metodológica participante, estabelecer diálogo com professores de educação básica visando elaborar estratégias, materiais didáticos e de divulgação científica cujo foco é a ciência e os(as) cientistas brasileiros.
Este projeto está alicerçado na metodologia participante, onde se estabelece um canal de diálogo e parceria com o público em questão, os professores de educação básica. Para isso, pretendemos:
- Promover encontros com professores de educação básica para construção colaborativa de estratégias e possibilidades pedagógicas que visam aproximar a ciência e os cientistas brasileiros das escolas;
- Promover cursos de formação continuada de professores (de extensão) para discussão do tema;
- Elaborar um site de divulgação de propostas, materiais de divulgação e materiais didáticos, construídos em parceria com os professores da educação básica.
Para todas estas ações está prevista atividades e ações de alunos de pós-graduação e graduação.

Coordenação: Ana Maria Santos Gouw
Contato: ana.gouw@unifesp.br