Campus Diadema • Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas
Câmara de Extensão Diadema

A Química Inorgânica no Cotidiano

Este projeto visa integrar as várias unidades curriculares da área de Química Inorgânica como Fundamentos de Química Inorgânica, Química das Transformações II, Química Inorgânica Descritiva, Química de Coordenação, e Química do Estado Sólido, que pertencem a grade dos cursos de Química Bacharelado e de Química Industrial da Universidade Federal de São Paulo, campus Diadema. 

O intuito do referido projeto é o de demonstrar a importância da Química, mais especificamente da Química Inorgânica, no cotidiano, através de conteúdos apresentados em forma de vídeos curtos. Pretende-se trabalhar com alguns elementos da Tabela Periódica ou compostos inorgânicos e discorrer sobre eles sob diversas perspectivas, dentro das unidades curriculares (UCs). Para a realização destas divulgações, pretende-se reunir os alunos que cursam as unidades curriculares supracitadas em grupos (dependendo do número de alunos matriculados nas UCs), nos quais cada grupo discutirá um tema (elemento químico ou composto inorgânico) pertinente à UC cursada e realizará um vídeo curto (de 3 minutos) que será divulgado para a sociedade em plataformas de livre acesso, como Youtube, Instagram, Twitter, Facebook e outras. 

Espera-se que, com estas divulgações, consigamos atingir uma grande parte da comunidade de Diadema e região, ampliando para escala nacional e internacional.

 

Os objetivos específicos são:
1. definir o elemento químico ou composto inorgânico, que será o tema central de discussão e vai nortear o estudo nas diferentes UCs;
2. discutir, preparar e montar o material paradidático em forma de vídeo ou ilustração, se utilizando de meios digitais;
3. fazer a divulgação nos meios de comunicação adequados (exemplo: youtube, mídias sociais, impressos) para que a comunidade externa tenha acesso;
4. monitorar o acesso do material através de contagem de curtidas, livro de presença e/ou questionário;
5. fazer questionário simples sobre o impacto/contribuição do material desenvolvido pela extensão junto à sociedade, para checar o interesse do espectador e leitor pela Química Inorgânica e pela vida universitária, tanto na comunidade de Diadema quanto em área mais ampla.

Uma estratégia será, ao final do curso, convidar uma escola da região para vir um dia na UNIFESP observar um experimento relacionado ao conteúdo exposto e, de forma mais ampla, ou seja, através de plataformas de mídias sociais, grupos nacionais e internacionais. A partir deste despertar de grupos sociais se pretende expor os indivíduos ao mais belo da Química Inorgânica e, ao conhecimento adequado desta área.  

 

Coordenação: PAULA SILVIA HADDAD FERREIRA
Contato: haddad.paula@unifesp.br

 

WhatsApp Image 2023-05-11 at 19.35.41.jpeg
 

 

 

© 2013 - 2024  Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

Câmara de Extensão e Cultura • Campus Diadema

Funcionamento presencial somente às quartas. Remoto no restante dos dias.
Avenida Conceição, 515 - 2° Andar - Em frente à Sala 28 - Centro, Diadema - SP
Telefone: (11) 4044-0500 - Ramal 3465