O PET abre inscrições para seleção de bolsistas que ocorrem entre 18/08 à 18/08 de 2022.
Para acessar requisítos, local de inscrição e demais informações, acesse o edital abaixo:

- Natalia Bibiana Conti
- Uncategorised
- Acessos: 313
Campus Diadema • Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas
Câmara de Extensão Diadema
O PET abre inscrições para seleção de bolsistas que ocorrem entre 18/08 à 18/08 de 2022.
Para acessar requisítos, local de inscrição e demais informações, acesse o edital abaixo:
Acessa a rede social do Culturas BR
O observatório Culturas Br, por meio de projetos científicos e culturais (envolvendo artistas, cientistas e povos tradicionais), pretende dar "voz" e "espaço" para as comunidades tradicionais.
Objetivos:
O presente projeto nasceu a partir dos desafios contemporâneos pelos quais o Brasil vem passando, sobretudo nas questões: ambiental, cultural e educativa. A ideia é dar “voz e espaço” aos povos tradicionais que vêm sendo cerceados dos seus direitos de cidadãos brasileiros há séculos. É preciso mais do que postar nossas indignações nas mídias sociais e/ou trazê-las nas nossas “conversas de bar”. É preciso trazer elementos ao país, sobretudo aos seus gestores atuais, demonstrando que culturas brasileiras têm voz e que cada vez mais estão buscando fazer-se ouvir para que possam continuar existindo. Exemplo interessante dessa resistência é a encontrada entre os Paiter Suruí. Essa etnia tem uma grande articulação tecnológica e penetração na Europa. Possuem lap tops, tablets, celulares, produzem filmes, conhecem diversos países na Europa, muitos são formados em Universidades, fazem mestrado e doutorado em universidades públicas, desenvolvem projeto com a Empresa Google (com objetivo de proteger a floresta dos madeireiros) e com a Natura (desenvolvendo reflorestamento – créditos de carbono). Ainda assim, sofrem pressões/influências diárias de madeireiros, de fazendeiros, ONGs internacionais e de igrejas.
Por outro lado, a etnia Guarani possui o maior número de suicídio entre todas as 305 etnias indígenas no Brasil, e três vezes mais suicídios do que qualquer cidadão brasileiro não Guarani. É preciso que estas etnias falem sobre as suas questões atuais: facilidade e dificuldades; e tendo os artistas como parceiros nessas atividades, certamente terão mais atenção e “aceitação”, sobretudo por uma parte da população que ainda não é sensível à temática indígena, quilombola e dos demais povos tradicionais que ocorrem no Brasil.
Curricularização
A Curricularização das Atividades de Extensão nos Cursos de Graduação da Universidade Federal de São Paulo é resultado de um amplo trabalho de estudos, discussão e planejamento, durante o período de 2015 a 2017, que envolveu diretamente as equipes da Pró-reitoria de Extensão e Cultura e da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).
A proposta da curricularizarização das atividades de extensão nos cursos de graduação da UNIFESP, além de ser uma estratégia do Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024), traz o compromisso da Universidade com a sociedade, por meio do reconhecimento da Extensão como componente formativo do estudante.
Objetivos
A curricularização das atividades de extensão na graduação da Universidade Federal de São Paulo tem por objetivos:
I - promover atividades formativas a partir da atuação conjunta entre a comunidade universitária e os demais setores da sociedade com vistas à transformação social;
II - promover e reforçar a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, contribuindo, desse modo, para o aprimoramento da formação acadêmica nos cursos de graduação da Universidade Federal de São Paulo;
III - valorizar, amplificar e aprimorar a prática extensionista na Universidade Federal de São Paulo, estimulando a produção do conhecimento levando-se em conta a mediação com a sociedade e suas demandas;
IV - valorizar os programas e projetos de extensão já existentes na Universidade e incentivar propostas interinstitucionais, sob a forma de consórcios, redes ou parcerias, e atividades voltadas para o intercâmbio e a solidariedade internacional;
V - fomentar novos temas e novas práticas de pesquisa e de metodologias de aprendizagem nos vários campos do saber, a partir de vivências criativas e inovadoras.
Fonte: Guia da Curricularização e Resolução da Curricularização
Clique aqui para acessar o Guia de Curricularização e Resoluções.
Para tirar dúvidas sobre curricularização, entre em contato com a Comissão de Curricularização do Campus:
Renato: renato.farina@unifesp.br
Mariana: lazarini@unifesp.br
Questões sobre cadastro e vinculação com as UCs, entre outras questões de pasta verde, entre em contato com a Secretaria Acadêmica e Coordenador do seu Curso.
Para dúvidas sobre o cadastro no SIEX, entre em contato com a extensão: extensao.diadema@unifesp.br
Clique aqui para consultar os cursos com inscrições abertas.
Clique aqui para acessar a área do candidato e poder: Consultar sua inscrição; Consultar orientações para inscrição; Consultar processo seletivo; Consultar lista de aprovados para matrícula; Consultar manual de orientação de matrícula.
© 2013 - 2023 Universidade Federal de São Paulo - Unifesp
Câmara de Extensão e Cultura • Campus Diadema
Rua Antônio Doll 105 - 2° Andar, Sala Extensão - Centro, Diadema - SP
Telefone: (11) 40440500 - Ramal 3465