Protegendo o sistema nervoso central com fármacos antivirais de largo espectro: os casos dos vírus de Zika e Dengue, HIV e SARS-CoV-2

Neste webinário o palestrante convidado Prof. Dr. Miguel A.R.B. Castanho (Universidade de Lisboa) irá tratar sobre fármacos antivirais de largo espectro. São necessários medicamentos virais de largo espectro com urgência por duas razões principais: - A emergência de novos vírus podem gerar surtos, epidemias ou pandemias súbitas que exigem resposta farmacológica pronta - É provável a ocorrência de co-infecções com espécies virais diferentes quando o vetor é o mesmo ou no curso de epidemias, quando o número de pessoas infectadas aumenta muito Estes fármacos de largo espectro devem também ser desenvolvidos para proteger estruturas sensíveis e difíceis de aceder, como o sistema nervoso central e os fetos nas mulheres grávidas. Usando conjugados de peptídeos e porfirinas, estamos a desenvolver moléculas capazes de atravessar as barreiras hemato-encefálica e hemato-placentária, que inativam o vírus de zika, o vírus de dengue, o HIV ou o SARS-CoV-2 por perturbação do seu envelope de lípidos.

Data e horário do evento: 5 de abril de 2022, às 13h

Palestrante: Miguel A.R.B. Castanho - Professor Catedrático da Faculdade de Medicina (Universidade de Lisboa)

Moderadora: Katia da Conceição - Docente Adjunto da Universidade Federal de São Paulo na área de Biotecnologia.

Clique aqui para inscrição.