Campus Diadema • Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas
Câmara de Extensão Diadema

O PAPEL DAS RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS NA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA e NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

 

Inscrições abertas para o curso: O PAPEL DAS RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS NA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA e NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

O curso objetiva discutir a relação existente entre a intolerância religiosa, as religiões Afro-brasileiras e as questões étnico-raciais no contexto brasileiro, bem como a importância de se abordar esta relação na formação de professores para a promoção de uma educação antirracista.


  1. 1.JUSTIFICATIVA

 

Não é de agora que o debate a respeito das questões étnico-racial se impõe em urgência e importância em nosso país, principalmente no campo da Educação, onde os desafios éticos e políticos colocados para os educadores não pode passar ao largo das questões de raça e racismo (GONZALEZ, 1988; SODRÉ, 2015). Contudo, ainda que a estrutura racista brasileira não tenha mudado devido à pandemia, esta escancarou o racismo estrutural existente no país, intensificando o quadro de imensa desigualdade. Neste sentido, a Educação tem um desafio ainda maior, somado aos desafios já existentes antes da COVID-19. 



  1. 1.METODOLOGIA

 

A presente proposta emerge de uma práxis que se funda na disciplina de “Meio Ambiente e Questões Étnico-raciais, ministrada desde 2014 para os cursos de Ciências – Licenciatura e Ciências Ambientais do campus Diadema. E o formato adotado foi baseado em um minicurso aprovado para ENDIPES (Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino). O curso será oferecido no formato virtual, com encontros síncronos (google meet) e atividades assíncronas.

A proposta oferecerá 30 vagas, sendo desenvolvida em cinco dias (carga horária total 17 horas).

  • Primeiro dia – Síncrono (carga horária 3 horas – Segunda-Feira) – Apresentação do grupo; apresentação da proposta; apresentação de slides com a introdução ao tema: estatísticas da intolerância religiosa no contexto brasileiro.
  • Segundo dia – Atividade Assíncrona (carga horária 4 horas – Terça-Feira) - a partir do filme “Cafundó” (disponibilizado gratuitamente no youtube) e a leitura do artigo “A RAIZ DO PENSAMENTO COLONIAL NA INTOLERÂNCIA RELIGIOSA CONTRA RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA”; será feita a contextualização da questão por meio de um Estudo Dirigido. O link para filme, o artigo e o Estudo Dirigido serão enviados por email. As devolutivas também serão por email.
  • Terceiro dia – Síncrono (carga horária 3 horas – Quarta-Feira) apresentação de slides e debate com o aprofundamento dos temas abordados a partir do Estudo Dirigido (ver conteúdo programático – A Contextualização).
  • Quarto dia – Assíncrono (carga horária 4 horas – Quinta-Feira) – A partir da leitura dos artigos “FÉ CEGA, FACA AMOLADA: O DIÁLOGO DAS RELIGIÕES BRASILEIRAS DE MATRIZ AFRICANA COM A ÉTICA AMBIENTALISTA” e “A CATEGORIA POLÍTICO-CULTURAL DE AMEFRICANIDADEOS DESDOBRAMENTOS” será iniciada a reflexão, por meio de um Estudo Dirigido, a respeito do Racismo Estrutural, Racismo Ambiental e Racismo Religioso. Os artigos e o Estudo Dirigido serão enviados por email. As devolutivas também serão por email.
  • Quinto dia – Síncrono (carga horária 3 horas – Sexta-Feira) - apresentação de slides com o aprofundamento dos temas abordados a partir do Estudo Dirigido (ver conteúdo programático – Os Desdobramentos). Atividade em grupo - O MUNDO QUE EU QUERO - refletir com o grupo sobre o tema trabalhado, de forma a fazer uma síntese do que foi discutido. Encerramento.


    1. 1.CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

     

    A CONTEXTUALIZAÇÃO: As Religiões Afro-brasileiras e o Preconceito (diáspora africana; período colonial no Brasil (século 16 ao 19; século 19; séculos 20/21); O Culto aos Orixás e o Sincretismo; O Candomblé e a Umbanda no Brasil; África - Cultura, Filosofia, Ciência, Tecnologia e Muito Mais; A Questão Indígena, Umbanda e Candomblé.

    OS DESDOBRAMENTOS: Racismo Estrutural e as Religiões Afro-brasileiras; Justiça Ambiental e Racismo Ambiental; Representações e Negritude; Legislação e Diretrizes Curriculares, A importância de abordar as religiões Afro-brasileiras na formação de professores.


    INSCREVA-SE JÁ ATÉ 17/09/2021 - CLIQUE AQUI 

© 2013 - 2021  Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

Câmara de Extensão e Cultura • Campus Diadema

Rua Antônio Doll 105 - 2° Andar, Sala Extensão - Centro, Diadema - SP
Telefone: (11) 40440500 - Ramal 3465