O estudo da biologia no nível molecular - biologia molecular - é focado na estrutura e função do material genético e seus produtos de expressão, as proteínas, investigando as interações bioquímicas entre os diversos sistemas celulares, bem como o modo de regulação dessas interações. Esta é uma área de estudos que abrange outras áreas como a química, a genética e a bioquímica. Os avanços científicos e o desenvolvimento de novas técnicas tornam necessária a reciclagem de conhecimentos por parte dos profissionais do ensino, propiciando o uso de metodologias adaptadas à sua realidade, aprimorando o desenvolvimento desses temas junto a seus alunos.

Diante da importância destes fatos, o curso I Coletivo da Ciência Online - Renovando Práticas Educacionais no Ensino de Ciências tem o intuito de informar e discutir os avanços na área e suas aplicações. O curso tem como metas discutir inovações no campo da Biologia Celular e Molecular por meio de vídeo-aulas, seminários e documentários, além de proporcionar experiências práticas que aproximem os professores participantes da vivência em um laboratório científico por meio do Virtual Lab. Desta forma, pretendemos acrescentar ferramentas para melhor compreensão teórica e sedimentação de conceitos discutidos ao longo do curso, as quais poderão ser utilizadas, posteriormente, em suas próprias aulas.

O curso é coordenado pela professora Dra. Giselle Zenker Justo e pela vice-coordenadora professora Dra. Marimelia Porcionatto e participam do curso docentes, pós-graduandos e técnicos do Departamento de Bioquímica do Campus São Paulo e do Departamento de Ciências Farmacêuticas do Campus Diadema da UNIFESP. O conteúdo do curso será fornecido semanalmente e aos sábados serão realizados encontros síncronos para realização das aulas práticas (Virtual Lab), favorecendo as discussões das novas técnicas abordadas. As atividades assíncronas também serão discutidas aos sábados, assim como outras atividades disponibilizadas e seminários de convidados. O curso abordará conceitos básicos e suas aplicações em Biologia Molecular e Biologia Celular, tendo como principal objetivo a discussão dos temas mais atuais relacionados a essas áreas do conhecimento. O curso ocorrerá online, no mês de novembro (02 a 28/11/2020), com atividades assíncronas pela ferramenta Google Classroom/YouTube e os encontros síncronos aos sábados pela ferramenta Google Meet, sendo que os professores deverão entregar uma atividade até o dia 19/12/2020 para conclusão do curso. O curso possui carga horária total de 17 horas.

O curso está dividido em 12 vídeo-aulas com duração de 40 minutos cada e discussões/debates de 30 minutos. O seminário da empresa WeCap deverá durar em torno de 1 h já com a discussão incluída. Também estão previstas 6 aulas práticas virtuais com duração de 30 minutos a 1 h. Além disso, sugerimos outras atividades como documentário e vídeo que tem duração de 30 minutos a 1 h.

crono

Serão oferecidas 150 vagas aos professores da Educação Básica (Fundamental e Médio) que atuam na rede Pública de Ensino.

As inscrições serão realizadas no período de 01/09/2020 à 01/11/2020.

INSCREVA-SE JÁ

Dúvidas poderão ser esclarecidas por meio do email: coletivodaciencia2020@gmail.com Telefone: (11) 5576-4444 (Ramal: 1182)