Campus Diadema • Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas
Câmara de Extensão Diadema

Extracellular Vesicles: Basic Science to Clinical Trial

 

O estudo e o interesse por vesículas extracelulares vem aumentando nas mais diversas áreas, aumentando cada vez mais o interesse da comunidade científica mundial em estuda-las. Assim, a Sociedade Internacional de Vesículas Extracelulares (International Society for Extracellular Vesicles (ISEV) teve sua origem a partir de discussões entre pesquisadores líderes no campo das vesículas extracelulares em Paris em 2011. Nos últimos anos, o interesse em estudar estas vesículas extracelulares se intensificou mundialmente devido ao fato dessas estruturas estarem envolvidas em vários mecanismos de comunicação celular e na patogênese de diversas doenças que vão desde câncer até doenças infecciosas e inflamatórias. A intensificação destes estudos e o número de trabalhos publicados no tema levou então à necessidade por parte dos pesquisadores de criar uma sociedade específica no assunto, e então, o grupo foi efetivamente implantado na Suécia no primeiro encontro anual em Gothenburg, em 2012, ano em que começaram as reuniões anuais. Em seguida, ocorreram várias reuniões: Boston (2013), Rotterdam (2014, 2016), Washington D.C. (2015), Toronto (2017), Barcelona (2018) e a última em Kyoto (2019). Este último evento congregou cerca de 1000 participantes consolidando o evento como extremamente atrativo para os pesquisadores da área. No entanto, com a ampla diversidade de áreas, além dos eventos principais que ocorrem no primeiro semestre, a Sociedade também realiza eventos satélites menores em diferentes países do mundo. Estes encontros satélites (workshops) congregam de 50-60 participantes e já ocorreram em vários locais incluindo: Nova York (2012), Melbourne (2014), Budapeste (2015), Singapura (2015) e Guangzhou, China (2018).

Assim, o Evento 'Extracellular Vesicles: Basic Science to Clinical Trial' pretende abordar principalmente as doenças infecciosas tropicais e inflamatórias de importância em saúde pública no Brasil. Também será divulgado na página da Sociedade Brasileira de Biologia Celular e do ISEV.

Em resumo, o evento tem relevância em âmbito nacional e internacional, por agregar os diversos pesquisadores da área, e internacional, por permitir a interação entre pesquisadores brasileiros e pesquisadores estrangeiros, contribuindo para o estabelecimento de parcerias, melhorando a qualidade das publicações e, consequentemente, levando a inovação tecnológica e geração de produtos e patentes.

 

Inscreva-se Já! Clique aqui


© 2013 - 2021  Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

Câmara de Extensão e Cultura • Campus Diadema

Rua Antônio Doll 105 - 2° Andar, Sala Extensão - Centro, Diadema - SP
Telefone: (11) 40440500 - Ramal 3465