2º Curso de Fundamentos de Matemática Elementar

A matemática faz parte da vida de todos, desde experiências do cotidiano como contar, comprar e operar sobre quantidades, até nos objetos tecnológicos e de comunicação, bem como em debates que envolvem meio ambiente, saúde e desenvolvimento socioeconômico. O mundo atual demanda cidadãos que participem do debate público sobre esses temas. No entanto, em geral, a matemática é invisível. Essa invisibilidade torna mais problemática a percepção do interesse em se desenvolver uma cultura matemática, além da aprendizagem mais básica que envolve números, medidas e cálculos. As avaliações nacionais mostram que, ao final da educação básica, os conhecimentos e as competências matemáticas de muitos estudantes não são aqueles esperados. Os(As) estudantes sentem dificuldades na aprendizagem da matemática e muitas vezes são reprovados(as) nesta disciplina, ou então, mesmo que aprovados(as), não conseguem efetivamente terem acesso a esse saber de fundamental importância. A dificuldade na aprendizagem provoca fortes sentimentos de reprovação, rejeição e baixa autoestima nos(as) estudantes.

Com base nessas considerações, este curso de fundamentos de matemática elementar visa auxiliar os(as) estudantes a superar suas dificuldades durante o processo de aprendizagem de matemática. Acreditamos que uma boa formação em ciências e matemática, pode estimular a reflexão crítica e desenvolver a criatividade, e assim contribuir para que os(as) estudantes possam compreender o mundo atual e os seus desafios, buscando o desenvolvimento socioeconômico.

Metodologia

O curso será desenvolvido a distância e consiste na revisão e aperfeiçoamento de conteúdos de matemática da educação básica. O público-alvo são estudantes da educação básica das escolas públicas da cidade de Diadema, São Paulo, e estudantes do curso de CiênciasLicenciatura da UNIFESP-Campus Diadema. Para acompanhar o curso serão necessários conhecimentos básicos de matemática desenvolvidos no ensino fundamental. Durante o curso, notas de aula e listas de exercícios serão disponibilizadas aos inscritos, e todo o material do curso será disponibilizado no ambiente virtual de aprendizagem do Google Classroom. No mural deste ambiente haverá fórum (chat) de discussão e comunicação constante com os inscritos no curso. Toda a equipe participará dos fóruns. Haverá uma aula síncrona por semana no Google Meet, com duração de 2 (duas) horas. Durante as aulas, ocorrerão apresentação e discussão dos conteúdos e monitoria para resoluções de problemas em grupos. Toda a equipe participará das aulas.

Conteúdo programático

• Conjuntos numéricos. • Frações e números decimais (representação e operações). • Resolução de equações do 1º grau. • Resolução de equações do 2º grau. • Função afim. • Função quadrática. • Potenciação e radiciação. • Função exponencial. • Logaritmo. • Função logarítmica.

Processo seletivo: critérios/modo de seleção

O público-alvo do curso são estudantes da educação básica das escolas públicas da cidade de Diadema, São Paulo, e estudantes do curso de Ciências-Licenciatura da UNIFESP-Campus Diadema. Os critérios utilizados serão a ordem cronológica de inscrição e o número de vagas disponíveis. Total de vagas: 100.

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER